[newsy_ad classes='ak-ad-header_ad1' type='image' image='https://5591']
Maisa Caroline

Por trás da Dublagem: TRADUÇÃO E DIREÇÃO

Script – A Babel Dublada

D1: – Santa Tartaruga! Hakuna Matata! Pelos poderes de Grayskull, eu tenho a força!
D2: – Como você pode falar se não tem um cérebro?! Você é um brinqueeeedo!
D1: – Eu digo o necessário, somente o necessário!
D2: – Meu Nome é Kadu Maverik, do Frio de Janeiro, e tu?
D1:- Pois é, pois é, pois é! Oi, eu sou a Dory!
D2: – Slot quer chocolate! Na cabeça xampu, lave bem o seu pé!
D1: – Oi, eu sou a Dory! Eu sofro de perda de memória recente!
D2: – Ai, cale-se, cale-se cale-se, assim você me deixa louco! Desonra pra tu, desonra pra tua vaca…! E tem mais, é leviôsa, não leviosá!

Um diálogo um tanto esquisito para se começar um texto, não é? 😁 Você reconhece alguma frase? E saberia me dizer a quais filmes elas pertencem? Aqui, eu as tirei de contexto propositalmente e recriei um diálogo bem curtinho mesclando algumas falas marcantes justamente para provocar uma estranheza e despertar a curiosidade pro nosso assunto de hoje: A tradução e a direção para dublagem Aspectos importantes que ocorrem por trás da dublagem e quando feitas por profissionais não qualificados, assemelham-se ao exemplo do diálogo acima, uma torre de babel, onde não se vê sentido e nem emoção, porque o texto pode estar mal traduzido/adaptado e consequentemente mal interpretado. (Tipo essas dublagens de Miami!🤭)

Então, cá estou eu (de novo) para enaltecer mais uma vez esses profissionais que abrilhantam a arte da dublagem e colocam a nossa versão brasileira no topo do pódio. E como boa museóloga e fã de dublagem que sou, não me contento só em saber quem são as vozes por trás dos personagens, eu quero mais. Quero saber de que forma acontecem os processos de tradução e direção, quais são suas responsabilidades e tudo que envolve o bastidor de uma dublagem até que ela fique pronta para o público consumir. Pois, estes profissionais contribuem e muito para o sucesso de uma produção audiovisual e por vezes esquecemos de prestigiá-los. E quem é curioso, anseia por conhecer esses rostos também anônimos. Afinal: “Uma boa dublagem começa com uma boa tradução.” (Hélio Porto – dublador e tradutor) E acrescento: uma boa direção também faz toda diferença.

Portanto, por trás de uma dublagem bem sincronizada, perfeitamente interpretada e com falas memoráveis, há bastante trabalho e que não podemos esquecer, nunca. O processo de adaptação para a versão brasileira conta com a dedicação, estudo e empenho de tradutores e diretores que farão o melhor para que o produto audiovisual saia excelente e mexa com as nossas emoções. E isso fica claro quando despertamos para o fato de termos decorado e nos emocionado com falas, discursos ou mesmo as canções que reproduzimos no mundo real. Ou ainda quando não conseguimos imaginar outro dublador ou outra dubladora para interpretar tal personagem para o qual foi escalado, dando a certeza para quem assiste do encaixe perfeito entre voz e interpretação. Méritos de bons tradutores e diretores. Não é?

Se a dublagem brasileira é tão reconhecida como espetacular, esses profissionais são de suma importância para que isso ocorra e muitas vezes ficam escondidos por trás da dublagem que traduziram ou dirigiram, pois nem todos que ocupam essa função são dubladores ou estão dublando aquele produto no momento, mas merecem nossos aplausos, pois sem eles não tem como dublar. Logo, eles são os primeiros a entrarem nesse processo.

O tradutor é o responsável não só por traduzir o texto original, mas por adaptá-lo ao nosso idioma, preocupando-se com a sincronia labial e o vocabulário ideal a ser usado de acordo com as características do produto original. Por isso, é importante que este entenda sobre dublagem para que o texto fique o mais orgânico possível. Um bom tradutor é um excelente conhecedor de sua língua materna e da qual ele estuda, dando-lhe ferramentas para adaptar bem o texto para a linguagem oral (no caso do audiovisual). Ao assistir o produto estrangeiro e com o texto original em mãos, faz uso de toda sua expertise, consulta dicionários e colegas de outras áreas profissionais para enriquecer seu repertório com o objetivo de imprimir verdade e coerência em seu texto. Por exemplo: um filme de época ou que se passe em museu, escola, hospital etc. requer um vocabulário específico, tanto da linguagem oral usada na época como os jargões de cada área buscando a verossimilhança. Aí entra o trabalho do tradutor para dublagem, que vai além de somente traduzir, requer muita atenção e dedicação por causa dessas especificidades da dublagem.

Já o diretor em dublagem que também assiste o produto audiovisual por inteiro é o responsável por decupá-lo, ou seja, dividi-lo em loops (anéis) de 20 segundos para ajudar na realização da dublagem no estúdio. Feito isso, o diretor escala o elenco que será dirigido por ele, dublando o seu personagem de acordo com a quantidade de vezes que seu personagem aparecer em cena. Por isso a divisão em loops. Os Dubladores, hoje em dia, dublam sozinhos na bancada e não assistem ao filme por inteiro como o diretor, eles recebem o script adaptado e dublam ali na hora. Caso ocorra um estranhamento entre o scrip e a labial, é comum que dublador e diretor façam adaptações no momento da dublagem, visando corrigir a tradução e encaixando na labial de modo ideal. Ao conduzir o dublador em cena, o diretor tem a missão de tirar o melhor dele para que seja colocado a serviço do personagem que está dublando.

O trabalho de tradutor e diretor devem andar juntos, normalmente quando isso ocorre é certo de que a dublagem será de excelente qualidade e o texto adaptado não precisará ser quase que refeito na hora da dublagem. No início da dublagem e até hoje permanece assim, há muitos dubladores que são tradutores e diretores e isso eleva o nível da produção e facilita muito o trabalho de todos. Mas, com a ampliação do mercado de trabalho e mudanças no processo de dublagem, por vezes esses profissionais não se encontram no estúdio.

Agora, eu trarei três personagens da nossa história da dublagem e um pouco de suas trajetórias para que você conheça quem foram os responsáveis por traduções/adaptações de diálogos e canções e que também atuaram na direção de dublagem de produções que com certeza você ama. Ao primarem pela excelência em seus trabalhos, transformaram-os em referências e obras inesquecíveis da dublagem brasileira. E por tamanha qualidade e empenho destes profissionais eles merecem sempre os nossos aplausos e reconhecimento.  

Dilma Machado: Atriz, dubladora, tradutora, professora de tradução para dublagem, especialista em tradução inglês – português pela PUC-Rio, fundadora da ESTRADA (Escola de Tradução para o Audiovisual) e autora do livro: O Processo da Tradução para a Dublagem Brasileira – Teoria e Prática. Professora de inglês desde 1987, na década de 1990 chega ao Rio de Janeiro e concilia sua carreira com o teatro infantil. Logo depois, realiza cursos de dublagem, tendo os dubladores Alexandre Lippiani (1964-1997), primeira voz do Woody em Toy Story 1 e Newton Da Matta (1946-2006), voz oficial de Bruce Wilis e Lion em Thundercats, como seus professores. Em 1997 ingressa na Cinevídeo como tradutora e dubladora e ainda com passagem por outros estúdios como: Delart, Drei Marc, Herbert Richers, Dublamix, Gemini Media, Som de Vera Cruz, SPtelefilm e Doublesound, Voice Brazil e MG Estúdios. Na tradução de livros de literatura trabalhou nas editoras Fundamento e Rocco. Na dublagem ela empresta sua voz ao personagem Hantaro e a Senhorita Belo de As Meninas Super Poderosas. Das suas traduções para o audiovisual temos: A Casa do Mickey (2005-2016), Zack & Cody: Gêmeos em Ação (2005-2008), A Era do Gelo 3 (2009), Meu Nome é Khan (2010), Game of Thrones (2011-2015), Ponte dos Espiões (2015) e Cidades de Papel (2015). Tudo isso faz de nossa artista uma das mais gabaritadas na tradução para dublagem atualmente.

Líbero Miguel (1932-1989): Ator, produtor, diretor e dublador. Em 1959 produziu a novela A Princesinha para a TV Paulista, em 1960 para mesma emissora produziu Oliver Twist e muitos outros trabalhos. Já consagrado como ator e produtor, em 1965 foi responsável por dirigir a primeira novela da Rede Globo, chamada Ilusões Perdidas e escrita por Ênia Petri e ainda dirigiu ao lado de Sérgio Britto e Fernanda Torres a novela Paixão de Outono (1965), escrita por Glória Magadan. Em 1974 atua como diretor do filme infanto-juvenil Regina e o Dragão Dourado, filmado no Brasil e no Japão, que contou com a presença da dubladora Cecília Lemes (voz da Chiquinha) na personagem principal, Regina e os dubladores: Marcelo Gastaldi (voz do Chaves) como o Papagaio Gaio, Nair Silva (voz de Rainha Ahames em Changeman) como a Lebrinha, Olney Cazarré (voz do Pica-Pau) como o Texugo Koussui e Borges de Barros (voz de Gigars em Os Cavaleiros do Zodíaco) como a Raposa Zurui. Como dublador ficou conhecido por emprestar sua voz ao ator Gregory Peck e por ser a primeira voz de Oninin Dokusai em Jiraiya. Na direção fez carreira nos estúdios: Gravassom, AIC e Álamo dirigindo inúmeros trabalhos. Nesta última ainda atuou como coordenador de dublagem e dirigindo as séries japonesas (tokusatsus) fenômenos de audiência à época na extinta Rede Manchete. Toda sua trajetória e ampla experiência artística anterior a dublagem contribuiu para sua memorável carreira como diretor e dublador. Além do legado fica a saudade.

Telmo de Avelar (1923-2017): Ator, produtor, dublador, tradutor e diretor. Em 1945 iniciou sua carreira no rádio atuando como radioator e logo depois como produtor e diretor de radioteatro, com passagem pelas principais emissoras, tais como: Rádios Tamoio, Tupi, Guanabara, Mundial, Mayrink Veiga e a Rádio MEC. Atuou em teatro e na televisão foi ator, produtor, diretor e redator de programas nas extintas TV Tupi e TV Continental. Na Rede Globo atuou nas novelas Irmãos Coragem (1970) e Pai Herói (1979). No ano de 1961 tem início sua carreira na dublagem, um dos pioneiros desta arte, dublou, traduziu e dirigiu muitas obras com passagem pelos estúdios: Rio Som, Rivatom, Somil, Tecnisom, Herbert Richers e Delart. Dos personagens mais conhecidos temos: a primeira voz brasileira do Pateta, Professor Ludovico, Senhor Olivaras em Harry Potter e o primeiro narrador em SuperAmigos. Das suas traduções e direções temos: Pinóquio (1966), Mogli (1968), Bambi (1969), Aristogatas (1971) e Dumbo (1972). Das traduções, incluindo as canções e direções temos: O Cão e a Raposa (1982), As Peripécias do Ratinho Detetive (1986), Oliver e Sua Turma (1989), A Família Dinossauro (1991), A Bela e a Fera (1992), Aladdin (1993), O Rei Leão (1994), Pocahontas (1995) e outros. Das direções e dublagem temos: A Espada Era a Lei (1969) com o personagem Sir Pelinore, A Pequena Sereia I e II (1990/2000), onde também realizou a tradução, com o personagem Chef Louis.  Com um histórico magnífico dentro das Artes, nosso artista deixou o exemplo e um legado enorme para nós e muita saudade. 

Bom, esses foram só alguns dos profissionais com alguns dos seus brilhantes trabalhos realizados na dublagem. Eu gostaria de poder falar de todos, mas aí a coluna de hoje se tornaria um livro! (hahahaha) Em breve eu volto para falar mais desses e de outros artistas da nossa versão dublada. Gostou do texto de hoje? Qual frase, música ou diálogo te marcaram? Lembra de mais nomes da nossa versão brasileira que são excelentes na tradução e direção? De quem você é fã? Conta pra mim aqui abaixo nos comentários e compartilha com seus amigos! Até semana que vem!

8 Comments

  1. Deyse says:

    Realmente, muitos pensam que é apenas pegar um tecto e ler, mas vai muito além disso…tem muitas pessoas e processos envolvidos para chegar essa dublagem maravilhosa na TV das pessoas. Viva todos os dubladores, diretores, produtores , tradutores que fazem acontecer!!3

    • E viva todo mundoooooooooooooo! hehehe É um trabalho em conjunto, sempre! E a missão dos diretores e tradutores também não é fácil, são peças fundamentais nessa engrenagem que é a dublagem! Deyse, obrigada por sua presença aqui mais uma vez! 😊💛

  2. says:

    Olá Mai querida, obrigada por este brilhante texto amplamente informativo e delicioso de se ler. Realmente, se for para prestares homenagem a todos os ilustres dubladores, diretores, tradutores e demais profissionais que são responsáveis pela entrega do audiovisual estrangeiro em nosso idioma, é melhor escreveres um livro, ou até mesmo uma coletânea 😉

    Só quem já se frustrou ao assistir um produto de audiovisual com problemas de sincronização de legenda e fala, ou de dublagem e personagem-fala sabe o quão fundamental são todos esses profissionais, e o quão precioso são seus trabalhos e dedicação a esta arte. E, modéstia parte, temos ótimos profissionais que garantem sincronização perfeita, a ponto de não conseguir imaginar tal personagem sem a voz daquele dublador.

    Amei a sua babel, reconheci alguns, e como a voz do dublador é algo marcante, a ouvi, e até mesmo visualizei alguns personagens ou cenas…. Como a Dori, ou minha querida Hermine falando com o Rony rs (e me identifico horrores com tal cena, pois volte e meia ajo que nem ela xD)

    Falando das músicas que são adaptadas… Eu amo demais todas as músicas do Rei Leão… Acho que sem brincadeira nenhuma é o único filme disney o qual não desgosto de nenhuma música… E olha que Frozen e Moana quase, por apenas uma música em cada, não chegam no pódio rs Dito isso, sou grande admiradora do Sr. Telmo Avelar =)
    ~Sim, sou grande fã da Disney!

    Obrigada por mais este texto adorável e de tamanha contribuição, até a próxima semana!
    Beijão!

    • Amanda says:

      A dublagem é uma arte! Eu fico impressionada quando a dublagem bate certinho com a movimentação da boca do personagem! Que satisfação que dá! Hahahah! Na minha primeira graduação, tive que dublar uns personagens e a minha professora sempre puxava a orelha em relação a tempo de fala. Bons tempos! ❤️

      • Amandaaaaaa, amei saber disso! 😊💛 Então, quer dizer que você já experimentou essa emoção de dublar?! Incrível! Sentiu a dificuldade dessa arte na pele! Menina, eu também fico muuuuiiiito satisfeita quando tudo encaixa perfeitamente, sincronização, elenco, piada…, ai que delícia! hehehe Obrigada por estar sempre aqui!

    • Oi Lê, vou pensar nessa sua ideia do livro, tá?! hehehe Gosto mesmo dessa coisa de escrever! Quem sabe, um dia, meu livro não seja editado, né?! Olha, estou me sentindo adorável com tantos elogios a esse texto! hehehe Obrigada mesmo por sua mensagem! Maravilha saber que se divertiu tanto com a babel dublada! E ao ler o texto do dia, não só riu, mas se informou bastante com ele, é o meu objetivo! 😊💛 É, o Senhor Telmo nos deu grandes alegrias com seus lindos trabalhos de tradução e direção, realmente um gênio da arte da dublagem! E com certeza ele contribuiu muito para que sejamos tão fãs da Disney e da dublagem como somos até hoje!

  3. Marcela Ilustrapop says:

    Genteeee eu amei esse diálogo todo truncado do início do texto 😂😂😂😂 Falando sério, ainda bem que existem os profissionais pra organizar essa bagaça senão a dublagem ia perder todo o sentido né?! Uma boa dublagem, daquelas que a gente nunca esquece com certeza passou por uma ótima direção e tradução!!! Viva todos os profissionais da dublagem!!! Obrigada por tudo!!! E obrigada mana por mais esse texto poderoso !!! Você é demais !!!!

    • Por isso é a babel dublada, ninguém se entende, uma confusão de falas! hahahahaha Que bom que gostou! Reconheceu as falas, personagens e filmes, né?! É Marcela, as dublagens mais marcantes e perfeitas com certeza tiveram ótimas direções e traduções e são esses os ingredientes especiais da dublagem! Obrigada mana por essa mensagem divertida, carinhosa e aquele incentivo de sempre! 😊💛

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *