Vivemos em uma época em que ser amante da cultura pop em geral, está sendo extremamente satisfatório. Se houve uma “Era de Ouro dos Quadrinhos”, essa é a “Era de Ouro dos Nerds”, rs. Perdoem a tentativa falha de trocadilho, mas tem sido incrível de 10 anos pra cá, muitos filmes, séries e animações baseadas em obras e adaptações. E ótimas adaptações, diga-se de passagem. Mas, sabemos que um nerd por assim dizer se encanta por mais coisas além de HQs, uma delas são os games.
Não sei você que está lendo mas, eu AMO GAMES! Foram dias e dias de fliperama, nos quais gastei incontáveis fichas. Cresci e ganhei meus primeiros vídeo games e neles residiam o meu primeiro amor; meus dois primeiros consoles marcaram muito a minha vida e há jogos que são totalmente nostálgicos e moram no meu coração. Um desses jogos é o Mortal Kombat.
Destaco esse pelo fato de que MK é não só uma franquia de games, mas também de séries e filmes. O fato da franquia se expandir para os cinemas, com certeza alimentou a força da marca MK. Agora você deve estar se indagando onde eu quero chegar, certo? Então responda minha pergunta:
POR QUE VOCÊ GOSTA DE MORTAL KOMBAT?
Trilha sonora? Ok, marcante mesmo.
Jogabilidade? Realmente é algo que diferencia do resto dos jogos.
Agora falando por mim, o que mais me fez gostar de Mortal Kombat foi a dublagem (ou, no caso, voz original) do jogo. E eu tenho certeza que é isso que faz o jogo ser mundialmente conhecido além dos fatores acima citados .
Pessoas que não jogam ou não gostam de Mortal Kombat, conhecem o jogo só pelas frases “FATALITY, FINISH HIM, FIGHT, BRUTALITY, GET OVER HERE, TOASTY.”
E você pode concordar ou discordar do que eu acabei de falar, todavia você ainda deve estar se perguntando onde diabos ele quer chegar?
Simples, quero que vocês tenham noção da relevância e o peso da voz original. Embora a discussão da disseminação da franquia de MK vai além e poderíamos ficar horas debatendo sobre, tenho a convicção que a voz original foi um dos fatores primordiais para a propagação.
Contudo, talvez você tenha entendido onde eu quis chegar e há a possibilidade de você corroborar comigo. Entretanto eu só falei sobre a voz original americana e sem citar a dublagem brasileira, reparou né? Haha!
Os jogos de MK são lendários, essa franquia carrega muitas pessoas aficionadas. Muita gente criticou os dois filmes live-actions, devido aos efeitos especiais de poucos recursos e narrativas simples, mas para a época achei os filmes bem razoáveis (o primeiro, obviamente) e a melhor coisa desses dois filmes foram as dublagens nacionais! Sabe aqueles filmes que NÃO DA PRA VER LEGENDADO? Então, os filmes do Mortal Kombat são assim e tem um elenco de dublagem PESADÍSSIMO com Élcio Romar, Dário de Castro, Alexandre Moreno, Isis Koschdoski, Marcus Jardym na dublagem do Rio e Carlos Campanile, Élcio Sodré, Luiz Carlos de Moraes, Francisco Bretas e Cecília Lemes na redublagem de São Paulo, entre muitos outros.
Agora relembre o início do texto, sinto falta de adaptações cinematográficas baseadas em jogos! Vieram alguns filmes nos anos 90 e 2000 e, infelizmente tem muita coisa de qualidade duvidosa e nós gamers, ainda aguardamos um live-action bem leal a adaptação. Esperamos que o novo filme Mortal Kombat do James Wan para 2021 tenha esse sucesso. Nos falta uma produção épica!
Além dos já citados, MK ganhou recentemente uma animação, que meus amigos… É de tirar o fôlego! O que está na animação Mortal Kombat Legends: Scorpion’s Revenge é tudo que esperamos ver nas telonas um dia. E e esse dia talvez chegue em 2021.
Com a brilhante direção de Leo Santhos e a dublagem está espetacular, Guilherme Briggs, Helio Ribeiro e Élcio Romar elevaram ainda mais o patamar da animação, conseguindo imprimir em suas vozes a inflexão necessária e característica condizente de cada personagem. E, pra você, que se pergunta se deve assistir dublado ou não, essa animação é mais um dos “N” exemplos em que a nossa dublagem não deixa NADA a desejar ao idioma original.
Isso sem contar a brilhante localização dos jogos no nosso idioma, mas isso eu vou deixar para um outro momento, porque com certeza merece um tempo maior e mais dedicado!
Dito isso, coloco meu texto em modo de defesa e encerro minha jogada, rs.