Você sabia que os dubladores não dublam o game e sim o localizam? Se você nunca ouviu falar de localização, não se preocupe. Neste texto vou explicar a diferença entre localizar e dublar algum produto.
Quando um ator/dublador chega no estúdio para dublar um game, muitas vezes ou quase sempre, não há imagens como referência, como acontece na dublagem de um filme, por exemplo. Ao dublar um produto, o dublador além da interpretação também precisa encaixá-la no movimento labial da personagem.
E como eles conseguem fazer isso, se não há imagens como referência? Utilizando a referência sonora do áudio original e encaixando a voz no timecode.
Na localização, com auxílio do diretor, o dublador escuta o áudio original e, através dele, consegue identificar se a personagem está triste, com raiva, com medo, e também perceber como está a respiração, onde estão as pausas e se ele está falando baixo, normal ou gritando.
E depois de tudo isso, precisa encaixar a voz naquele tempo pré-determinado. Localizar é um trabalho que depende do ouvido do dublador para perceber todas as nuances e de um bom diretor para guiar o profissional até o que é necessário para um trabalho de excelência.
A indústria dos games cresceu muito nas últimas décadas e, muitas vezes, faturam mais do que grandes lançamentos de filmes. A localização está acompanhando esse processo e com um crescimento exponencialmente nos últimos anos.
Da mesma forma que existe as diferenças e as semelhanças entre atuar na TV ou teatro, também existe o mesmo processo em dublar e localizar. O tempo de duração de um game é muito maior que o de um filme, podendo chegar a ser equivalente a vinte ou trinta longas metragens, o que confere um trabalho bem mais extenso nos estúdios de dublagem, uma história muito mais complexa na elaboração da trama e maior número de personagens envolvidos.
Aqui no Versão Dublada já recebemos muitos dubladores que falaram sobre a localização de games famosos. Confira a playlist que preparamos para você!
Espero que com esse texto você tenha entendido melhor a diferença entre os dois e passe a exigir localizações de qualidade!