Com o sucesso avassalador nos anos 90, a série animada X-Men colaborou com a promoção dos mutantes. Além disso, ela foi caracterizada como uma produção bastante fiel aos quadrinhos da Marvel.
Apesar de algumas falhas nos traços dos personagens, o enredo e seus arcos tanto longos quanto complexos fizeram uma transformação do jeito de produção para o público juvenil.
Baseada no universo feito por Stan Lee e Jack Kirby, os poderosos mutantes representavam muito mais do que super-heróis combatentes contra as forças do mal. Eles abordam de maneira metafórica temas importantíssimos, tais como direitos civis, racismo e LGBTQIA+.
Figuras históricas foram à base da criação dos personagens, como Magneto e Professor Charles Xavier. Ambos mesmo com objetivos parecidos, possuem visões diferentes.
Enquanto o primeiro é um pouco mais radical e defende que os mutantes precisam tomar de qualquer maneira a tal liberdade. Já o segundo, acredita que tanto os humanos como os mutantes podem viver de forma pacífica, bastando às pessoas entenderem essas diferenças e não ter medo do diferente.
Em relação à dublagem dos dois mentores, que vão causar diversos embates ao longo das temporadas. O sábio Professor Charles Xavier teve dois dubladores, o primeiro foi Isaac Schneider e o segundo Carlos Seidl. Já o Magneto possuiu ao todo quatro dubladores, José Santa Cruz, Antônio Patiño (1929-2014), Mauro Ramos e Jorge Lucas.
A equipe X-Men tinha membros com poderes fantásticos, diversos e características únicas. É o caso do Logan/Wolverine que seu corpo a incrível capacidade de cura e com suas poderosas garras de Adamantium. Ele foi dublado célebre Isaac Bardavid e Francisco José.
Assim também a psíquica e também considerada uma das mais poderosas mutantes, Jean Grey/ Fênix que foi dublada pela Sylvia Salustti. O namorado dela o Ciclope considerado o líder da equipe. Ele foi dublado por três pessoas, primeiramente com Nilton Valério(1936-2005), Dário de Castro (1948-2021) e depois, Hélio Ribeiro.
Igualmente a mutante que controla o tempo, Tempestade dublada pela Jane Kelly (1949-2011). Outra mutante é a Vampira dublada pela Taciana Fonseca e Fernanda Baronne. Bem como o inteligente Fera com a voz de Leonel Abrantes (1937-2020)e Jorge Vasconcellos.
Ao passo que o mutante Gambit, o mutante que centraliza energia nas cartas teve a sua dublagem realizada por duas pessoas, Eduardo Dascar e Alfredo Martins. Assim também o personagem, Noturno que teve a voz feita pelo José Santana. Por fim, tem a adolescente Jubileu que te a voz da eterna Iara Riça (1965-2021).
Igualmente com a equipe de X-men, os vilões tiveram diversos dubladores. Como o Dentes-de-Sabre que teve ao todo quatro dubladores como Orlando Drummond (1919-2021), Hamilton Ricardo (1956-2019), Guilherme Briggs e Ricardo Vooght. Assim como Apocalipse que teve as vozes de Luís Motta (1935-1998), Antônio Patiño (1929-2014), Newton Martins e Orlando Drummond (1919-2021).
Não pode esquecer-se do grandão Fanático em que teve três vozes, tais como Ayrton Cardoso(1965-2019), Ronaldo Magalhães (1921-1999) e Roberto Macedo. Do mesmo modo Ômega Red que foi dublado pelo Renato Rosenberg (1926-2016).
Atualmente, as temporadas da animação clássica do X-Men estão disponíveis na plataforma de streaming da Disney Plus.
Versão Dublada tem canal no Youtube, Instagram e também no Telegram. Participe para receber e debater do universo da dublagem brasileira.