A trilogia clássica do cinema está disponível agora na HBO MAX, trata-se do filme O Poderoso Chefão. Vencedor de três prêmios Oscar da Academia em 1973, um deles como melhor filme.
Essa obra prima dos cinemas conta a história de uma família mafiosa italiana, Corleone. Ela é considerada uma das mais fortes e influentes nos Estados Unidos. A trama é baseada na obra do escritor Mario Puzo.
Na primeira parte do filme, é apresentado ao público a família Corleone e além de mostrar os negócios praticados pelo patriarca da família Don Vito Corleone que na versão da Herbert Richers teve a dublagem de Silvio Navas (1942-2016) e na redublagem da Double Sound o mafioso foi dublado por Luiz Carlos Persy.Da mesma forma que outros personagens também tiveram outros dubladores desde sua dublagem original.
O patriarca possui quatro filhos. O primeiro é filho mais velho, Fredo, que foi dublado originalmente por Dário Castro(1948-2021) e depois por Cláudio Galvan. Assim como a outra filha do mafioso é a Constanza (dublada por Marlene Costa/Márcia Coutinho).
Tem também o explosivo Sonny (dublado pelo Élcio Romar/Márcio Simões) e o estrategista Michael que foi dublado pelo Orlando Prado (1927-1999) e Alexandre Moreno. Da mesma forma que o advogado Tom teve a dublagem realizada pelo Antônio Patiño (1929-2014) e Renato Rosenberg. Para Vito Corleone, Tom é considerado um quinto filho.
Por fim, o primeiro filme marca a sucessão dos poderes da família para Michael. Aprendendo com o pai, consegue administrar e solidificar ainda mais a influência dos Corleone na política e na polícia.
Enquanto o anterior ganhou 3 prêmios no Oscar, O Poderoso Chefão – Parte II faturou 6 prêmios. A trama conta a origem do Vito Corleone que foi dublado dessa vez por Marcos Miranda (1936-1988). A narrativa apresenta Vito como uma pessoa que fugiu da cidade na Sicília para os Estados Unidos com o intuito de não ser morto pelo mafioso local.
Por outro lado, conta a trajetória de Michael na frente dos negócios da família. Sua intenção é expandir o domínio para Las Vegas e Cuba tendo o ramo do lazer e dos jogos como forma de conquistar dinheiro.
Por último, o terceiro filme e passa mais de 10 anos em relação ao segundo. Agora, Michael está ficando mais velho e sendo cuidado pelo seu sobrinho Vicente Mancini. Ele foi dublado por Júlio Chaves (1944-2021) e logo depois por Hecules Franco.
Ao mesmo tempo, Michael tenta formalizar os negócios da família Corleone tanto em terras americanas quanto italianas. Procurando apoio a Igreja com a finalidade de facilitar essa legalização.
Definitivamente a saga O Poderoso Chefão ficará na história e será revisto diversas vezes. O filme influência os outros e caiu no gosto da cultura popular, sendo sempre lembrado pela sua grande narrativa. Em 2022, o filme vai completar meio século de vida.
Versão Dublada tem canal no Youtube, Instagram e também no Telegram. Participe para receber e debater do universo da dublagem brasileira.
Texto por: Paulo Velloso.