Oi pessoal, eu e o Nerdicionário precisamos falar com vocês sobre algo que vem nos empolgando já faz um bom tempo: A TERCEIRA TEMPORADA DE DARK. Decidimos juntar nossas expertises para falar com vocês sobre essa que, ao nosso olhar, é uma das melhores séries do século. O Versão Dublada nos deu sinal verde e nós preparamos um conteúdo robusto para você entrar de cabeça nessa terceira e última temporada. Venha com a gente!
Se você já ouviu falar de Dark, com certeza têm um ponto de interrogação na cabeça. Essa série nos trouxe uma forma inusitada de se contar uma história. A pimenta dessa receita de sucesso: o tempo.
Um dos maiores mistérios do universo é o tempo. E se conseguíssemos viajar para o futuro e espiar as novidades. E se pudéssemos voltar ao passado, será que gostaríamos de mudar alguma coisa?
Dark brinca com a linha temporal como um gato que brinca com um novelo de lã, construindo um labirinto repleto de becos sem saídas. Quando acreditamos ter encontrado todas as respostas, o roteiro muda todas as perguntas.
Disponível na Netflix, Dark é uma série alemã que mistura de forma enigmática drama, suspense e ficção científica. Por fugir dos padrões de séries americanas, dark propõe uma viagem sombria pelo espaço-tempo oferecendo aos espectadores uma trilha de pistas e um mistério a ser desvendado.
Na primeira temporada, a cidade de Winden, na Alemanha, é palco de misteriosos desaparecimentos de crianças ao longo dos anos, algo que, quando investigado mais a fundo, revela antigos segredos para as famílias Doppler, Nielsen, Tiedemann e Kahnwald.
Tudo fica ainda mais caótico quando é descoberta uma estranha conexão entre os habitantes da cidade, que não envolve somente o onde, mas também o quando.
O começo é o fim e o fim é começo. Tudo se repete e o ciclo nunca acaba. Porém, um grupo de pessoas quer impedir isso e evitar que tudo comece mais uma vez, destruindo o tempo. Surge, em contraparte, outro grupo que vai contra essa ideologia,o que resulta em uma briga que acaba por interligar os cidadãos de Winden.
Já na segunda temporada, seis meses se passaram após os acontecimentos da primeira e a polícia de Winden está cada vez mais perto de desvendar os mistérios dos desaparecimentos e da fábrica na qual suspeita-se haver produtos radioativos.
Enquanto isso, Jonas, personagem principal da trama, está preso em um lugar aparentemente pós-apocalíptico habitado por vários sobreviventes, onde acaba achando mais respostas para continuar sua jornada.
Mais tramas envolvendo tempo e gerações diferentes da história são reveladas e descobertas. Se elas já eram difíceis de entender, agora tornaram-se ainda mais. Tais revelações na vida dos personagens os afetam por conta das viagens no tempo.
Entretanto, essas pessoas não seriam elas mesmas se não fossem por essas descobertas, sendo esse um paradoxo muito recorrente nesta temporada, além, é claro, do paradoxo de Bootstrap sempre voltar a tona durante os episódios. O paradoxo de Bootstrap, ou paradoxo ontológico, é um paradoxo da viagem no tempo em que as informações ou objetos podem existir sem terem sido criados. Inusitado, não?
Como aqui no Versão Dublada nós amamos assistir essas séries enigmáticas e, bem, pra falar a verdade, qualquer produto audiovisual dublado, separei para você uma lista com todos os dubladores dessa série maravilhosa:
Louis Hofmann (Jonas Kahnwald): Robson Kumode
Oliver Masucci (Oficial Ulrich Nielsen): Tatá Guarnieri
Maja Schöne (Hannah Kahnwald): Eleonora Prado
Jördis Triebel (Katharina Nielsen): Adriana Pissardini
Karoline Eichhorn (Chefe de Polícia Charlotte Doppler): Silvia Goiabeira
Deborah Kaufmann (Regina Tiedemann): Cecília Lemes
Lisa Vicari (Martha Nielsen): Samira Fernandes
Moritz Jahn (Magnus Nielsen): Lucas Gama
Gina Stiebitz (Franziska Doppler): Flora Paulita
Paul Lux (Bartosz Tiedemann): Vágner Fagundes
Quando falamos na primeira temporada, não entendemos completamente nada e na segunda, tudo só piora, ou melhor, são reveladas mais peças deste complexo quebra-cabeça temporal e dimensional.
Inúmeras dúvidas e perguntas pairam sobre o ar, ainda mais após os trailers divulgados da terceira temporada. Nós ansiamos que ela venha e tape todos os buracos abertos deixados pelas temporadas anteriores. É nesse desejo por explicações que começamos a pensar como a temporada final será e divagamos sobre várias coisas que queremos apareçam na série. Mas o que de fato esperamos?
É fato que esperamos que a série mantenha a sua qualidade, que até agora foi excepcionalmente mantida nas primeiras duas temporadas. Isso revela uma boa escolha de atores para as diferentes versões do tempo de alguns dos cidadãos dessa cidade misteriosa, combinado com uma trilha sonora que acompanha a trama de forma cuidadosa e meticulosa, além de mais paradoxos temporais envolvendo alguns personagens e uma direção que consegue expressar muito bem as emoções de suas cenas.
Aguardamos a conclusão de um ciclo, até porque sabemos que a diferença temporal entre as gerações é sempre de 33 anos. Estamos falando da 3ª temporada, então, o que mais queremos é ver um final para isso tudo e a explicação de vários mistérios que ainda impregnam a narrativa como: o policial de tapa olho, Wöller, quem é a tal mulher do Lago que Bartosz menciona na segunda temporada, dentre muitas outras questões relevantes.
E é com esse Hype todo que não nos resta nada a não ser esperar a terceira temporada sair e fazer centenas de teorias sobre ela! Uma das mais aceitas é de que Adam seja Adão e a Martha mais velha do outro mundo seja a Eve, a Eva. Sendo assim, ambos fariam um novo mundo, onde o tempo não existiria e lá seriam o primeiro homem e a primeira mulher. Outra teoria bastante conhecida é a da mulher do lago ser a Hannah já que Jonas encontra um colar parecido com o da mãe perto do lago onde Bartosz contou a lenda!
Tomara que todas essas questões sejam resolvidas e respondidas, porém não sabemos ao certo se todas serão, inclusive, a complexidade do roteiro pode piorar ainda mais! O que realmente temos certeza é que será uma temporada tão boa quanto as outras e que irá finalizar a trama de uma maneira espetacular! A sensação de que algo grande vem aí é enorme, já que obviamente os trailers não entregaram nem 5% de tudo que acontecerá nessa temporada que fechará de vez o ciclo que tanto se repetia.
Para nós, a viagem no tempo da história já estava confusa o suficiente para nos fazer ficar pensando por dias e semanas sobre sua trama e os paradoxos que ela possui. Imagine o que será de nós, agora que inseriu-se a questão de viagem entre mundos! Será que existem mais de dois mundos? Esse outro universo é uma espécie de realidade espalhada? A Martha é o Jonas desse universo alternativo? Essas respostas serão respondidas dia 27, amanhã, na Netflix!
Para mais conteúdo sobre a série, assista aos vídeos de nossos parceiros da Team Comics!