Estive pensando nessa coluna há algum tempo, falei de filmes, jogos mas não falei de séries. Ainda em meu devaneio, indaguei qual seria o seriado a ser abordado e qual o critério. Obviamente focado em um critério coerente, qual seria a minha escolha?
Logo, pensei: uma daquelas atrações que só ficam boas se estão dubladas. Eu poderia citar seriados como: Todo mundo odeia o Chris, Eu a Patroa e as Crianças, As Visões da Raven, contudo decidi falar hoje de Sobrenatural.
A jornada dos irmãos Winchester foi durante muito tempo o meu seriado preferido. Pessoalmente, eu amo histórias que envolvem mitologias, misticismo, sou apaixonado por esse tipo de coisa e eu me lembro perfeitamente da época em que passava de madrugada no SBT. Era o máximo ter uma atração na TV que trabalhava em um mesmo enredo personagens como anjos, demônios, bruxas, enfim (momento de suspiro), eu curtia demais.
E além disso um motivo mais forte fez eu optar por falar de Sobrenatural: o encerramento da série.
E isso foi um tanto quanto impactante pra mim, acompanho a série durante anos 15 temporadas, é muita coisa. E pra mim destoa muito a dublagem nas vozes marcantes e icônicas de Reginaldo Primo e Philippe Maia.
Eles dão a voz respectivamente a Dean e Sam Wincheshter, destaco esses dois profissionais em meio a um elenco qualificadissimo que ainda conta com Clécio Souto como Castiel. O trabalho deles foi tão bem feito ao longo dessas temporadas que a maioria das pessoas prefere ver dublado do que idioma original. Repare também em uma coisa: duvido que você escute as vozes do Reginaldo Primo e Philippe Maia em outros personagens e não associe à Dean e Sam.
Sendo fã como eu, você deve ter notado outro fator dessa série que destoa do resto, que é a família. Sam e Dean sempre direcionam suas ações visando proteger um aos outros e seus parentes/amigos mais próximos. Você pode até pensar que isso é uma fórmula batida e convencional, mas nessa série é mais do que isso.
Foi muito interessante de ver como a relação entre os personagens e todo esse conceito de proteger a família, que a cada temporada foi ganhando mais camadas de uma forma que não fosse superficial. Você se apega a esse senso de proteção familiar das personagens, algo parecido com o que acontece na franquia Velozes e Furiosos.
Supernatural pode não ser a série perfeita pois, tem seus furos, mas vai deixar saudades, pelos personagens e pelo trabalho de seus dubladores. Diante do fim inevitável da série, fica aqui a minha reverência a esses profissionais e todo o elenco de dublagem dessa série.
Vou sentir falta de ver Dean e Sam nas vozes de Reginaldo e Philippe, vou sentir falta dos protagonistas se revezando pra se sacrificar e tentar salvar o mundo, sentirei falta dos irmãos Winchester interagindo com o Castiel, sentirei falta do cinismo, arrogância de personagens como Crowley e Lúcifer.
Sentirei falta de pessoas sendo salvas, coisas sendo caçadas, o negócio da família.