Salve, galera! Como está o domingo de vocês? Aqui está nublado, curioso pois ontem fez um baita calor. Mas gosto desse clima! Me faz lembrar vários momentos em que assistia algo ou lia os meus mangás ou HQ’s (sim, no passado, a falta de tempo é algo absurdo, snif), mas cá estou e vai ser um prazer falar sobre esse tema para vocês.

Obviamente eu não poderia deixar de falar de um dos meus super-heróis favoritos depois de Chapolin e Marielle Franco. O adolescente órfão que foi criado por Ben e May Parker, seus tios e, foi mordido por uma aranha radioativa o fazendo se tornar precocemente em um super-herói chamado: Homem-Aranha.

Sua primeira aparição publicada em 1962 na Amazing Fantasy #15, em agosto daquele ano. Se destacando pois não seria um coadjuvante ou parceiro de um super-herói mais adulto. Tornara ali o protagonismo.

Com desde os anos 60, data que ele aparece por aqui, então, gostaria de homenagear na minha coluna váaaaarios desse nosso Amigão! Vamos lá?

1967 –  

Sem sombra de dúvidas um dos desenhos mais nonsenses do nosso Aranha, sendo ele um dos mais engraçados e divertidos (que rende memes até hoje. O desenho foi foi produzido com baixo orçamento, mas, mesmo assim, rendeu 3 temporadas em um total de 79 episódios. No Brasil, Homem-Aranha foi dublado pelo estúdio Rio-Som. Alfredo Martins então, se torna a primeira voz do Homem-Aranha no Brasil!

Homem-Aranha (Anos 60)

1977-1980 –

Em 1977, foi lançado o primeiro filme do personagem, interpretado por Nicholas Hammond. A dublagem do Homem-Aranha foi feita pelo , que também participou da redublagem da animação de 1967. Mais tarde, o filme também foi redublado e a voz de Peter Parker foi feita por Flávio Dias.

Homem-Aranha (Anos 70)

1981-1998 –

Em 1981, foi lançada a animação Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos, onde o personagem era acompanhado dos heróis Homem de Gelo e Estrela de Fogo. A série teve um total de 24 episódios.

Homem-Aranha (Anos 80)

Em 1994 foi lançada uma outra série que eternizou os anos 90, muitos consideram a melhor animação do Homem-Aranha até os dias de hoje. A dublagem foi um pouco confusa, devido a inúmeras trocas, mas algumas vozes permaneceram, como (Homem-Aranha), Mary Jane (Eleonora Prado) e Tia May (Gessy Fonseca).

Homem-Aranha (Anos 90)

1999 – Marcus Jardym

No final dos anos 90, foi lançada a série Homem-Aranha: Ação sem Limites. A animação de apenas 13 episódios serviu como um spin-off da série de 94 e conta as aventuras de Peter Parker ao ser levado à Contra-Terra. O personagem foi dublado pelo Marcus Jardym.

Homem-Aranha (Anos 90-00)

2002 –

Como uma tentativa de enfrentar a FOX com o sucesso do filme X-Men, a Sony entrou na briga dos super-heróis e trouxe uma obra-prima nas mãos dos diretor Sam Raimi. Foram três filmes e a dublagem do Homem-Aranha ficou com .

Homem-Aranha (2000)

2003 –

Com o sucesso do filme, em 2003 lançaram uma animação que se passava no universo do filme de Sam Raimi, a dublagem ficou por conta de .

Homem-Aranha (Anos 2000)

2008 – Fabio Lucindo

Na animação O Espetacular Homem Aranha, Peter Parker é apenas um adolescente de 16 anos que acabou de receber seus poderes. A série foi transmitida primeiro pelo Cartoon Network e depois pela TV Globinho. A voz do Homem-Aranha foi feita pelo .

Homem-Aranha (Anos 2000)

2012 – Felipe Grinnan

Ultimate Homem-Aranha foi uma série lançada na Disney XD e contava as aventuras do personagem ao ser recrutado para um programa experimental da S.H.I.E.L.D de treinamento de novos heróis. Nesta animação, o Homem-Aranha foi dublado pelo Felipe Grinnan, que também dublou o Aranha em LEGO Marvel Super Heroes: Maximum Overload, Os Vingadores Unidos e Hulk e os Agentes de S.M.A.S.H.

Homem-Aranha (Anos 2010)

2012 – Sérgio Cantú

Em 2012 aconteceu um reebot dos filmes pela Sony e, lançaram o O Espetacular Homem-Aranha, interpretado pelo ator Andrew Garfield e que ganhou uma sequência em 2014. Peter Parker foi dublado pelo Sérgio Cantú, que também deu voz ao personagem na animação Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra (2012).

Homem-Aranha (Ano de 2012)

2016 – Wirley Contaifer

Em uma parceria histórica entre Sony e Marvel (Disney), em 2016 o amigão da vizinhança ganhou um novo rosto no filme Capitão América: Guerra Civil. Interpretado pelo ator Tom Holland e foi dublado por Wirley Contaifer, além de dublá-lo em todas as sequências, incluindo a animação Marvel Spider-Man (2017).

Homem-Aranha (Ano de 2016)

2018 – Homem-Aranha no Aranhaverso

Em 2018 o mundo foi apresentado ao multiverso do Homem-Aranha onde existe inúmeras formas do Homem-Aranha, entre eles, os são:

Miles Morales/Homem-Aranha: Cadu Paschoal
Peter B. Parker/Homem-Aranha: Fernando Lopes
Gwen Stacy/Mulher-Aranha: Luiza Cesar
Peter Porker/Porco-Aranha: Paulo Vignolo
Peter Parker/Homem-Aranha:
Peter Parker/Homem-Aranha Noir: Ricardo Schnetzer
Miguel O’Hara/Homem-Aranha 2099: Philippe Maia

Homem-Aranha (Ano de 2018)

2018 – Marvel’s Spider-Man

A PlayStation lançou para o PlayStation 4 um exclusivo do Homem-Aranha que teve a voz de Diego Marques. A localização foi um sucesso sendo bastante elogiada em todo o território brasileiro, entretanto, devido a um acordo com a distribuidora, alguns termos foram unificados, por exemplo: os personagens deveriam chamar o herói de Spider-Man ou Spider ao invés de Homem-Aranha. Segundo o que Mauro Ramos (J. Jonah Jameson) disse no vídeo dele no canal, a ideia era unificar em todos os países as pronúncias dos personagens.

Homem-Aranha (Ano de 2018)

Falei lá no início que seriam todas as vozes, menti? Não, são praticamente todas! Falta alguns nomes? Sempre vai faltar, mas por isso que estou aqui, para lhe convidar para retornar! Se você voltar, prometo continuar a lista em algum momento!

Este texto teve participação da Fer Muchagata.

Obrigado pela companhia até aqui, espero que você tenha gosta e, não se esqueça:

Versão Dublada, fui!

Compartilhe: